Imagine um grupo de trabalhadores que também são donos do próprio negócio. Elas trabalham diariamente pelo bem comum e cooperam para que todos obtenham melhores resultados.
Essa realidade existe e se chama cooperativismo. Ele surge a partir da união de forças, ajudando todas as pessoas a progredirem juntas. As cooperativas são mais do que um modelo de negócios em diferentes segmentos; trata-se de um modelo de sociedade em que se pode alcançar ganhos que beneficiam a todos.
Quer saber mais? Então continue a leitura para aprender o que é uma cooperativa e como fazer parte desse sistema.
Uma sociedade cooperativa é uma livre associação entre trabalhadores da mesma atividade econômica. O grupo se forma para prestar serviços de qualidade aos membros e para obter vantagens competitivas no mercado.
Para ilustrar, digamos que você precise adquirir equipamentos antes de abrir uma loja. Porém, sem capital inicial, o jeito é recorrer a um financiamento. Pequenos empreendedores têm dificuldade de obter crédito nas instituições bancárias, pois há pouca garantia de retorno. Em um caso como este, uma ótima alternativa seria associar-se a uma cooperativa para ter acesso aos recursos.
Como o cooperativismo não visa ao lucro, o dinheiro arrecadado é reinvestido na própria organização. Assim, os participantes conseguem oferecer todo tipo de facilidades: empréstimo a juros baixos, cursos de capacitação e até compra coletiva de materiais (o que dilui os custos de transporte, por exemplo).
Todas as cooperativas são regidas por 7 princípios, sendo eles:
- Adesão livre e voluntária;
- Gestão democrática;
- Participação econômica;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.